Home
Onde Estamos
Telhas
Caixas d'Água
Destaque
Mantas Asfálticas
Outros Produtos
Promoções
Fale Conosco


   Como o próprio nome diz, a PRATELHADO é uma empresa voltada para a comercialização de produtos usados na cobertura de ambientes; e, quando se fala nesse tipo de cobertura, a grande maioria das pessoas já pensa em telhas. Portanto, se você procura telhas de qualidade, com os melhores preços, e com a ajuda de profissionais altamente gabaritados na hora de sua compra, pode ter certeza de que a PRATELHADO é o lugar certo!


                             Ao lado, uma telha de fibrocimento, do modelo "ondulada"; sua largura pode ser de 0,92m e 1,10m, seu comprimento de 1,22m, 1,53m, 1,83m, 2,13m, 2,44m, 3,05m e 3,66m, e sua expessura pode ser escolhida entre 5mm, 6mm, e 8mm.


    As telhas de fibrocimento caracterizam-se por sua  leveza, facilidade de colocação e economia em madeiramento. Utilizadas em obras residenciais, comerciais e industrias, apresentam-se em diferentes modelos que facilitam a adequação de cada produto ao seu projeto.
    Estas telhas podem ser cortadas, facilitando sua adequação às medidas de seu telhado. Porém, é preciso usar ferramentas adequadas para o corte, como um serrote ou torquês. Quando utilizar ferramentas de alta rotação, que produzam pó fino, é indispensável que se vista uma máscara para não inalar a poeira produzida. Se forem poucos cortes a serem feitos, pode-se umidecer o produto e fazer o corte nele úmido, ou utilizar maquinário que solte água junto com a serra.
    O material dessas telhas pode ser pintado com tinta látex acrílica. Em telhados instalados em até um ano, recomendamos a pintura interna utilizando rolo, pincel ou pistola. O rendimento de um galão de 3,6 L corresponde, aproximadamente a 40 m² (2 demãos); a fixação e durabilidade são satisfatórias, cerca de 4 anos. Para um melhor resultado, aconselhamos, antes da pintura, a limpeza do telhado. Esta deve ser feita com uso de água corrente, podendo-se utilizar jateamento de água com baixa pressão, esponja ou pano macio, não se devendo utilizar escova de aço. Para facilitar a limpeza, sugerimos a aplicação de água sanitária, na proporção 2% do volume de água a ser utilizado. Não se deve pisar diretamente sobre as telhas, sempre usar tábuas apoiadas sobre as terças. Se o telhado for muito inclinado, deve-se amarrar as tábuas para evitar o deslizamento e pregar pequenos sarrafos, cada 40 cm, para servirem como degraus de escada. Para evitar acidentes é importante o uso de equipamento de segurança com cintos e cordas.

 Dois outros modelos de fibrocimento; acima, o Canalete 90, e abaixo a Kalheta 44. Vale lembrar que os números "90" e "44" (assim como "43", "49", e "50" também) se referem à largura útil da telha, ou seja, sua parte que não será coberta pelas abas das telhas ao lado, ficando exposta ao meio-ambiente. Ex.: Canalete 90 = 90 centímetros de largura útil.

    O vão livre permitido entre as telhas de fibrocimento vai depender do modelo escolhido, havendo, portanto, uma variação de modelo para modelo, sendo que o vão livre máximo obtido é de 7.00 m, utilizando-se a telha canalete 90, com comprimentos de 7,40m, 8,20m e 9,20m.
    As coberturas, de uma maneira geral, não possuem muita resistência térmica. Entretanto, o fibrocimento é um excelente isolante térmico, proporcionando um conforto térmico agradável em períodos de frio. Nos períodos de calor, deve-se estar atento para detalhes definidos a partir do projeto, independente de estar-se trabalhando ou não com telhas em fibrocimento. Inserem-se neste contexto: pé-direito adequado ao tipo de telhado, utilização de beirais e elementos que protejam a edificação dos raios solares (como brises, por exemplo utilização de peças complementares para ventilação). Outro recurso é a pintura da cobertura com tinta de cor clara, lembrando que, para os materiais em fibrocimento, esta deve ser 100% acrílica, e a pintura é recomendada para face externa e interna. A utilização de subcobertura (mantas aluminizadas), além de proporcionar conforto térmico, garante também excelente impermeabilização. As subcoberturas, além de resistentes, são de fácil instalação, adaptam-se a todo tipo de telhado e dispensam manutenção. Sua utilização, no verão, reduz em até 10° C a temperatura ambiente, economiza em até 40% a energia com o uso de ar condicionado e evita a deterioração da madeira.
    Quando ocorrerem trincas ou furos nas telhas, existe a possibilidade de reparos, porém este não é recomendado pelos fabricantes.

Procurando o melhor preço em telhas de fibrocimento? Clique aqui!




    Muitos modelos e medidas das telhas de polipropileno são iguais aos das telhas de fibrocimento, podendo ser intercalados nas mesmas sem hever necessidade de qualquer tipo de reajuste ou dano. 

    As telhas de polipropileno favorecem a luminosidade natural ao ambiente, e são indicadas para coberturas, divisórias e fachadas. Fabricadas a partir da composição de resinas termoplásticas especiais, oferecem características de durabilidade, resistência mecânica, ao fogo, a altas e baixas temperaturas, leveza, praticidade, e são tratadas contra a ação dos raios ultra violetas.

Procurando o melhor preço em telhas de polipropileno? Clique aqui!


    Aparência e Qualidade das Telhas de Barro/Cerâmica:
    As telhas devem apresentar um som metálico, parecido ao de um sino, quando suspensas por uma extremidade e devidamente percutidas (suavemente com cabo do martelo).
As telhas não devem apresentar:
- Esfoliação, defeito em forma de escamação ou desagregação da massa cerâmica em partes da telha.
- Fissura, abertura estreita que atravessa total  ou parcialmente o corpo da telha na direção de sua espessura.
- Rebarba, não pode apresentar, sobra de material presente nas bordas de uma telha prejudicando o encaixe ou as condições especificadas.
- Quebrado, se faltar alguma parte que prejudique seu encaixe ou as condições especificadas.
  
    Características:                                                                                               - Isolamento Térmico: A argila queimada ou cozida tem bom comportamento térmico,  atuando como isolante tanto para o frio como para o calor.
- Isolamento Acústico: Inibe a propagação externa dos sons aéreos.
- Difusão do Vapor: Graças à sua porosidade, a argila cozida absorve a umidade interior das coberturas nos dias úmidos e chuvosos, eliminando-a em condições mais adequadas sob a ação do calor ou vento.
- Variação de Volume: A expansão por umidade e a expansão térmica são reduzidas ao mínimo quando se usa argilas convenientemente processadas submetidas à queima em condições controladas.
- Resistência ao Fogo: Produtos concebidos da argila, por sua natureza, não são inflamáveis.

    Determinação de massa e absorção d'água:                                                    A impregnação de água na telha diminui sua resistência mecânica, impedindo que se ande por sobre o telhado, enquanto impregnada. Assim, quanto menor a massa de água absorvida, melhor a quanlidade da telha. 

    Empenamento:                                                                                               O empenamento das telhas em valores acima da tolerância permitida implica em dificuldades ou impossibilidades em termos de montagem ou manutenção dos telhados. O excessivo empenamento das telhas propícia a passagem de água pelo telhado, acarretando, além do desconforto, apodrecimento precoce do madeiramento do telhado, com significativos ônus aos consumidores, pela necessidade de frenquentes manutenções ou trocas dos telhados. O empenamento acima do tolerado poder ser originado pela natureza da argila usada como matéria prima ou por deficiências do processo de fabricação, particularmente na etapa de formação ou prensagem ou na etapa de secagem ou queima.

    Padronização:                                                                                               A padronização das dimensões visa facilitar o trabalho de encaixe das telhas durante a montagem ou manutenção do telhado. Assim, telhas com dimensões fora dos padrões dificultam ou impedem a montagem ou manutenção dos telhados (reposição das telhas).

Características por tipo de telha de barro/cerâmica:

Francesa:
Inclinação: 30%
Peso: 2,6 kg/peça
Quant.: 16 telhas/m²                                                                                

Portuguesa:
Inclinação: 30%
Peso: 2,6 kg/peça
Quant.: 16 telhas/m²                                                                                  

Italiana:
Inclinação: 30%
Peso: 3,1 kg/peça
Quant.: 13,5 telhas/m²                                                                              

Paulista:
Inclinação: 20%                                                                                           Peso: 2,5 kg/peça
Quant.: 26 telhas/m²

Romana:
Inclinação: 30%
Peso: 2,6 kg/peça
Quant.: 16 telhas/m²                                                                             

Americana:
Inclinação: 30%
Peso: 3,1 kg/peça
Quant.: 11,5 telhas/m²                                                                                   

Plan:
Inclinação: 20%                                                                                            Peso: 2,3kg/peça
Quant.: 26 telhas/m²

Cumeeira:
Peso 2,5 kg/peça
Quant.: 3 telhas/metro linear

   

Dicas:
- Informe-se sobre a inclinação correta para cada tipo de telha e para cada vão.
- A qualidade e a beleza do telhado dependem muito do grau de inclinação. Telhados com pouca inclinação ter tendência à vazamentos nas chuvas com vento. Telhados mais inclinados são mais seguros e embelezam a obra, em regiões com ventos fortes e nas inclinações acima de 45%, as telhas devem ser fixadas, nesses casos procure comprar telhas pré furadas.
- Evite construir próximo a enconstas e árvores.
- Faça o ripamento com  a telha na obra, pois cada lote pode variar de tamanho.
- Procure sempre um profissional qualificado para montar seu telhado.
- Telhas brancas e mescladas são mais sensíveis afungos e ao envelhecimento precoce, portanto resine ou esmalte para garantir melhor impermeabilidade e aumentar sua vida útil.
- A incidência de salinidade e da temperatura abaixo de 0º C provoca lascamento do esmalte.

    Espaço coberto para os animais:
As telhas de barro são as que oferecem maior conforto térmico, seguidas pelas telhas de alumínio e térmicas. Em terceiro lugar, vem as telhas de fibrocimento, depois as de zinco e por último, as telhas de fibras de vidro.

    As telhas de barro continuam sendo o melhor material a ser utilizado na cobertura de abrigos para animais, porém, devido ao seu alto custo (telhas e madeiramento), as telhas de alumínio ou as térmicas são uma boa opção, já que apresentam comportamento semelhante. A escolha deve ser feita com base na economicidade de cada uma.
    Obs: As telhas de vidro seguem o mesmo padrão das telhas de barro, sendo os modelos e características técnicas as mesma para efeito de colocação.

Procurando o melhor preço em telhas de barro/vidro? Clique aqui!



Produzida com fibras vegetais recicláveis e resina especial, não contém amianto. Sua fabricação se dá por uma monocamada de fibras orgânicas impregnadas de betume sobre pressão e calor intensos. O sistema de pigmentação de cores fixa a cor a telha com uma resina resistente aos raios ultra violetas. O resultado é uma telha flexível e versátil, com excelente resistência ao tempo, quando comparada a outras telhas coloridas. Eis algumas de suas vantagens:
    Fácil manuseio: flexível, proporciona mais segurança, pois não quebra durante o transporte, manuseio, armazenagem ou mesmo na instalação.
    Impermeável: Não absorve água.
    Leve e resistente: com apenas 3,9 kg por m² é possível utilizar menos mão-de-obra e madeiramento mais leve. Resiste a grandes impactos.
    Baixa transmissão termo-acústica: As telhas ecológicas tem baixa transmissão de calor e ruído, proporcionando maior conforto.  
    Flexibilidade: Sua flexibilidade é perfeita para projetos de telhados em curva.

Procurando o melhor preço em telhas ecológicas? Clique aqui!